Your Browser does not support JavaScript! Please enable it in your Browser options.
   Iniciar     A Associação     Serviços     A Nossa Floresta     Atendimento     Contactos 
 Informação / Formação
 - Nota Informativa
 Educação Ambiental
 - Projecto "Plantar o Futuro"
 Gestão Florestal
 Certificação Florestal
 - Como pode participar?
 - ACF Baixo Vouga
 Prevenção e DFCI
 - Fogo Controlado
 - Sapadores Florestais
 Bolsa de Terras
 Representação dos associados
 
Projecto "Plantar o Futuro" 


Plantar o futuro é um projecto plurianual que visa proporcionar vivências repletas de simbolismo e sentimento a um vasto número de crianças das escolas do distrito de Aveiro e, simultaneamente, contribuir para a preservação e defesa da floresta e a melhoria do ambiente.

Clique aqui,
para fazer download do folheto.



Acções do projecto 2010


1ª FASE 

O projecto iniciou-se com a campanha de recolha de embalagens tipo tetra-pack e sementes de espécies nativas da floresta portuguesa, pelos 15 Clubes da Floresta do 2º e 3º ciclo e secundário do distrito de Aveiro.

  
2ª FASE 

Decorrida a 1ª fase, as crianças procederam à realização da sementeira de diversas espécies florestais e acompanharam o seu processo de germinação.

  
3ª FASE 

A preparação de sete hectares de terreno florestal, pertencente ao Baldio da Ribeira de Fráguas, foi uma operação fundamental para a sua revitalização, uma vez que o mesmo se encontrava ocupado por espécies invasoras (Acacias e Haqueas).
O corte e a remoção da vegetação foi tratado e direccionado para uma central de biomassa, para fins energéticos.
Após a limpeza do terreno foi possível a mobilização do solo para a posterior reflorestação.

  
4ª FASE 

O projecto culminou com a deslocação das crianças ao terreno previamente preparado, com o objectivo de reflorestar a área com as plantas que traziam das respectivas oficinas de plantação, às quais tinham dedicado os últimos meses.
Com o envolvimento do Prosepe e da AFBV, em parceria com diversas entidades, foi possível formar sensibilidades ambientais nas crianças de hoje, Homens do futuro, quanto à importância do ecossistema florestal.
Reflorestou-se dois dos sete hectares com espécies mais resistentes ao fogo e até ao final do ano pretende-se revitalizar a restante área do projecto.




  
  © 2009 Associação Florestal do Baixo Vouga