Sessão informativa — Como construir a Floresta de Eucalipto do futuro?

A floresta da região de Aveiro é ocupada maioritariamente pela espécie eucalipto, para muitos simplesmente considerada como negócio, para outros simplesmente herdade de seus pais e sem grande vontade de nela investir deixando-a simplesmente abandonada e entregue às intempéries do tempo.
A falta de rentabilidade é a principal razão para o crescente desinteresse, para a redução do investimento no cuidar da floresta e, o que é mais grave, afastamento das gerações mais jovens no que a esta temática diz respeito.
Sem dúvida que, para ter uma floresta ordenada e também menos vulnerável, será necessário que o proprietário retire rendimento da sua gestão de forma a estar disponível e reinvestir parte desses rendimentos na melhoria da floresta existente e disponível para ter algumas florestas de cariz produtivo e outras dedicadas à proteção e conservação da natureza.
Entendemos ser necessário evoluir em temas como a viabilidade financeira do negócio florestal, que é influenciada por muitas variáveis desde a dimensão da propriedade até ao ambiente político e legal em que os agentes da fileira florestal atuam. Porque estas preocupações são comuns aos nossos colegas Produtores Florestais da Galiza, convidamos a Associação Florestal da Galiza para partilhar a sua experiência naquela região espanhola em temas como associativismo, gestão florestal e mercados. Comunicar melhor e em conjunto a floresta do eucalipto terá de ser uma prioridade no futuro.

26 de Abril de 2023

18h00

Receção
(serviço de café) 18h15
Abertura da sessão

18h20
“Como construir a Floresta de Eucalipto do futuro?”
Francisco Dans del Valle
Diretor Asociacion Forestal Galiza

Francisco Silva

Presidente da Direção da AFBV

19h00

Debate

19h20

Intervalo

19h30

Assembleia Geral da AFBV

21h00

Jantar convívio