Encontro Anual de Produtores Florestais 2022

José Francisco Silva, Presidente da Direção da AFBV, participou no Encontro Anual de Produtores Florestais, 2022, organizado pela The Navigator Company.

O encontro realizou-se em 27 de Outubro de 2022, no Grande Hotel do Luso, e decorre na sequência do projecto Produtores Florestais, uma plataforma lançada pela The Navigator Company, “a primeira iniciativa do género dedicada a todos os que detêm uma relação de trabalho com a floresta”.

A intervenção de José Francisco Silva centrou-se na apresentação da gestão agregada de minifúndios e nos casos de sucesso em que este tipo de gestão foi implementada.

Assista à gravação do Encontro Anual de Produtores Florestais 2022

Nas palavras do Presidente da Direção, “o principal desafio é darmos as mãos e estabelecermos parcerias com os mercados e indústrias, assim como com o Estado, principalmente para que seja implementado um simplex da floresta”.

O trabalho da AFBV no terreno demonstra que é possível melhorar a gestão da nossa floresta, desde logo unindo os proprietários no mesmo objectivo comum. “A floresta exige compromissos de muito longo prazo e pode não depender de ciclos de governação política ou ciclos de gestão das empresas”, declarou José Francisco Silva.

Programa do encontro:
10h00 Abertura – João Lé (The Navigator Company)
10h10 Gestão Agregada: o futuro da gestão florestal no minifúndio – José Francisco Silva (Associação Florestal do Baixo Vouga)
10h30 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP): o exemplo da primeira iniciativa privada de Álvares – João Baeta Henriques
10h50 A qualidade da planta como garantia de rentabilidade – Nuno Borralho (RAIZ)
11h30 Biomassa, um valor extra – Paulo Almeida (Unimadeiras)
11h50 Mesa-redonda: Gestão em Minifúndio com Fátima Reis (ICNF), Francisco Gomes da Silva (CELPA), Luís Filipe Rodrigues (Câmara Municipal de Mortágua) e Arlindo Cunha (Produtor Florestal). Moderação de José Luis Carvalho (The Navigator Company)