AFBV celebra Dia Internacional das Florestas com várias ações na região de Aveiro

A Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) assinalou da melhor forma o Dia Internacional das Florestas, 21 de Março, com atividades de sensibilização dos mais jovens e de plantação em três localidades da região de Aveiro. Para a execução destas ações, a AFBV ofereceu as plantas florestais aos respetivos municípios de Anadia, Estarreja e Albergaria-a-Velha, e participou ativamente nas mesmas.

Durante a manhã, a AFBV juntou-se às comemorações promovidas pelo Município de Anadia e apresentou o diverso trabalho que desenvolve para cuidar da floresta. Cerca de 50 crianças do 1.º ciclo do ensino básico do Centro Escolar de Paredes do Bairro participaram nesta ação, desenvolvida na Lagoa do Paul de Ancas, em Ancas, sob o mote “Uma Floresta gerida está mais protegida”.

Ainda durante a manhã, no âmbito de várias atividades sobre a floresta promovidas pelo Município de Estarreja, a AFBV trouxe uma equipa de sapadores florestais para demonstrar a importância do trabalho destes profissionais a cerca de 600 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo de escolas do concelho. A ação desenvolvida teve lugar na Quinta do Marinheiro, em Avanca, sob o mote “Floresta – uma riqueza a preservar”.

A AFBV fechou o dia de celebrações em Vila Nova de Fusos, Albergaria-a-Velha, promovendo uma ação de restauro ecológico, com o apoio da empresa GROHE Portugal, do Município de Albergaria-a-Velha e do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. A zona intervencionada tem vindo a ser recuperada desde 2003, depois de ter sofrido grandes incêndios e a invasão de plantas do tipo acácia e háquea. O longo caminho da recuperação faz-se caminhando, por isso a AFBV aproveitou este Dia Internacional das Florestas para dar mais um contributo de recuperação e prevenção ambiental, que incluiu a rearborização de 3 ha com sobreiros em parcela inserida na Rede Primária de Defesa contra Incêndios. A GROHE Portugal, como mecenas desta ação, está de parabéns pelo seu empenho na preservação do património da comunidade onde está inserida.